
CORREÇÃO DE CICATRIZES
O que é
É o melhoramento de qualquer cicatriz que tenha se tornado esteticamente desfavorável. Esse tratamento pode ser cirúrgico (refazendo-se a cicatriz), não-cirúrgico, ou misto, variando conforme o caso.
Para quem está indicada
Cicatrizes
Diversas situações podem afetar a evolução das cicatrizes, resultando na necessidade de seu reparo ou refinamento. Exemplos de condições que podem necessitar reparação são: marcas de suturas cirúrgicas prévias, cicatriz alargada, retrações cicatriciais, cicatrizes hipertróficas (mais elevadas e grossas que o normal) e quelóides (semelhantes às cicatrizes hipertróficas porém com crescimento continuado).
Não é possível eliminar completamente uma cicatriz porém objetiva-se torná-la menos aparente, ou seja, mais fina, plana e bem posicionada.
LESÕES DE PELE
O que é
As lesões de pele podem ter indicação de retirada em múltiplas situações, tanto visando o tratamento ou prevenção do câncer de pele, quanto com propósito estético. Dentre os tipos de lesões de pele encontram-se: câncer de pele, lesões pré-malignas, sinais, cistos, lipomas, e outros tumores benignos.
Para quem está indicada
As lesões de pele que devem ser retiradas são as que possuem suspeitas de malignidade ou causam desconforto estético ou funcional à pessoa, por sua aparência ou localização.
Cicatrizes
As cicatrizes resultantes dependem do tamanho e localização da lesão, geralmente sendo lineares e um pouco maiores do que a lesão original, porém posicionadas e suturadas de modo a tornarem-se o menos aparente possível. Em certas situações, como certas lesões de maior tamanho, pode ser necessária a realização de retalhos ou enxertos, trazendo-se tecidos do próprio paciente, adjacentes ou mesmo distantes do local da lesão, para cobrir o local; nesses casos as cicatrizes serão um pouco maiores e poderão ser necessárias também em outros locais, variando caso a caso.
_edite.png)
